21 junho, 2013

CREME DE ABÓBORA

Olá pessoal!

Para a chegada do inverno, nada mais aconchegante que tomar uma sopa. Em Curitiba estes dias estão mais do que propícios...dá-lhe frio e chuva!

RECEITA

500g de abóbora cortada em cubos
1 cebola picada
1 dente de alho
azeite de oliva
1 litro de caldo de legumes
2 colheres de sopa de creme de leite
cebolinha verde a gosto
sal

1. Refogar a cebola e o alho. Acrescentar a abóbora e deixar fritar por alguns minutos.

2. Colocar o caldo de legumes (se usar caldo pronto, colocar 1 litro de água).

3. Deixar cozinhar por aproximadamente 40 minutos. Bater a mistura no liquidificador ou mixer.

4. Incorporar o creme de leite e acrescentar a cebolinha.

5. Acertar o tempero.

19 junho, 2013

BIENAL INTERNACIONAL DE CURITIBA - 2013



Gastronomia é tema de obras artísticas na Bienal Internacional de Curitiba 2013

Este ano, a temática gastronômica aparece na Bienal Internacional de Curitiba 2013 através de duas obras: na pintura "Grande Utilidade - Comer" do chinês Wang Cheng Yun e na performance “Esmagamento Sensível” do mineiro Marcos Paulo Rolla. A carreira de Wang Cheng Yun traz uma reprodução fiel de acontecimentos históricos. Sua obra mostra representações figurativas do realismo social cotidiano. É o caso de “Grande Utilidade - Comer" um quadro em acrílico sobre tela que retrata uma mesa de jantar e pessoas comendo, que será exposto na Casa Andrade Muricy. Artista de espírito curioso e desafiador, já participou da Bienal de Havana, da Bienal de Veneza e, desde 2004, é professor na Academia de Belas Artes de Chengdu. Estudou pintura clássica européia na província de Sichuan e foi para a Alemanha nos anos 90, onde pôde praticar sua técnica de pintura precisa e fiel, um estilo de sólida formação que influenciou toda uma geração de artistas da China.
Já Marcos Paulo Rolla irá apresentar a performance “Esmagamento Sensível”, no Mercado Municipal, caminhando sob frutas e verduras, tocando um acordeon, em meio a uma sonorização no local. Este mineiro é um artista multimídia criador do CEIA - Centro de Experimentação e Informação de Arte e mestre em Artes (EBA-UFMG). Participou da programação de performance da 29ª Bienal de São Paulo (2010) e ganhou o Prêmio de Aquisição do Salão Nacional da FUNARTE-RJ e o Prêmio Edgard Gunther de Pintura (MAC-SP). Já participou de exposições coletivas no MAM-RJ, MAM-SP, Muu Gallery (Finlândia) e na Foundazione Pistoletto (Itália). Seus trabalhos encontram-se em coleções do Instituto Itaú Cultural (SP) e Museu de Arte da Pampulha (BH), Centro Cultural Inhotim (MG).


Serviço:

XX Bienal Internacional de Curitiba
“Esmagamento Sensível”
Data: 5 de outubro
Horário: 11h
Local: Mercado Municipal de Curitiba (Av. Sete de Setembro, 1865 I Centro)
Tel.: (41) 3363-3764

"Grande Utilidade - Comer"
Data: 31 de agosto a 1° de dezembro
Horário de visitação: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado, domingo e feriados)
Local: Casa Andrade Muricy (Al. Andrade Muricy, 915 I Centro)
Tel.: (41) 3321-4798Ingresso: Gratuito



18 junho, 2013

FESTIVAL SABORES DO LITORAL | DICA

Olá pessoal!

Ainda dá tempo para participar do 3º Festival Sabores do Litoral, o evento encerra dia 30 de junho. E, dica: tem um restaurante bem bacana que está participando. É o Casa Verde, que tem como base os princípios do slow food, ou seja, comer sem pressa. Eles priorizam ingredientes frescos, da época e que venham de um raio de 30km do restaurante, ajudando, assim, a comunidade local #super.
O prato apresentado para o festival, a sequência ítalo-caiçara, não é somente um, mas 11! Tem fios de pupunha agridoce com laranja, nhoque recheado, barreado, arroz de siri, e muito mais.
Vale a pena conhecer!








17 junho, 2013

SALADA TRICOLOR

Olá pessoal!

Para um dia corrido, uma saladinha super rápida de elaborar. Italianíssima...

RECEITA

280g de muzarela de búfala
8 tomates italianos
20 folhas de manjericão fresco
125ml de azeite de oliva
sal e pimenta

1. Cortar em fatias a muzarela e em rodelas os tomates.

2. Dispor as fatias em uma saladeira ou em pratos individuais e espalhar as folhas de manjericão, acrescentar o azeite de oliva e temperar com sal e pimenta a gosto.

3. Servir em seguida.


16 junho, 2013

CRONUT | UM MUTANTE DA PÂTISSERIE

Olá pessoal!

Uma novidade faz o maior sucesso desde maio em Nova Iorque: é o cronut! Metade croissant e metade donut, um verdadeiro mix das especialidades francesa e americana. Quem criou esta novidade foi Dominique Ansel da Dominique Ansel Bakery. O quitute já está sendo considerado como o novo must, após a febre dos cupcakes. São produzidos apenas 200 unidades por dia, que são vendidos em apenas 1 hora (o chef preza pela qualidade). Eles são feitos de camadas finas de massa de croissant, que primeiro é frita e depois recheada com creme de baunilha e por fim glaceado com pétalas de rosas.
Apesar da dificuldade em encontrar a nova iguaria culinária na loja, por conta da quantidade produzida, o chef dá a dica para saboreá-la melhor: cortar com faca de serra para não desmanchar as camadas folhadas, comer até 6 horas após ser feito e não colocar na geladeira. Ufa, o "bichinho" é fresco, hein?




14 junho, 2013

RAVIÓLI DE ABÓBORA

Olá pessoal!

Para um jantar especial ou uma data comemorativa (eu fiz no Dia dos Namorados), este é um excelente prato, bem delicado e fácil de fazer. Mas, nada de preparar molho para acompanhar, pois pode mascarar o sabor do recheio da abóbora. Por cima vai apenas o azeite de oliva e a sálvia.

RECEITA

Para a massa
2 xícaras de farinha de trigo
2 ovos

Para o recheio
550g de abóbora descascada, sem semente e cortada em pedaços grandes
1 gema de ovo
75g de ricota
2 colheres de sopa de queijo parmesão
3 colheres de sopa de farinha de rosca
noz-moscada ralada na hora, a gosto
6 folhas de sálvia picadas
sal

Para finalizar
azeite de oliva
sal pimenta
folhas de sálvia fritas, para guarnecer

1. Pré-aquecer o forno a 180ºC, espalhar a abóbora em uma assadeira e assar por volta de 30 minutos, ou até a abóbora ficar bem mole.

2. Amassar a abóbora e colocar em uma panela. Aquecer até a abóbora desgrudar do fundo (isto evita o excesso de líquido). Deixar esfriar. Depois, acrescentar os demais ingredientes e temperar com sal. Reservar.

3. Fazer a massa, misturando bem a farinha e os ovos. Acrescentar um fio de azeite para deixá-la mais flexível.

4. Abrir a massa aos poucos em tiras (usei o cilindro elétrico). Colocar o recheio a cada 5 cm e colocar outra tira por cima. Fechar bem para que o ravióli não abra no cozimento (uso forminha para ravióli) .

5. Cozinhar o ravióli em uma panela grande com água salgada e fervente por aproximadamente 3 minutos (tem que ficar al dente).

6. Acrescentar o azeite de oliva por cima e as folhas de sálvia fritas.



13 junho, 2013

CLUBE DO MALTE | NOVIDADES


Olá pessoal!

Dica para esta quinta-feira (13/06) as 19h30 no Clube do Malte.


A noite de quinta-feira, dia 13 de junho, promete algumas novidades no Clube do Malte. Sua carta de cervejas vai ganhar um novo rótulo: a Pagan Dragon´s Blood Wine, um estilo que tem origem na Inglaterra do século XIX, ainda inédito no Brasil, chamado Barleywine. Trata-se de uma cerveja mais amarga, com 51 IBU’s, de coloração âmbar, com 9,5% de teor alcoólico, muito malte e lúpulo. É uma cerveja para se tomar bem devagar e leva este nome, pois pode ser tão encorpada quanto um vinho. Esta é a quarta cerveja da linha Pagan produzida pela cervejaria GaudenBier.
Pensando na harmonização destes sabores, o chef Théo Salvador criou o Hambúrguer Recheado Clube do Malte feito com carnes selecionadas e quatro opções de recheio: cheddar e bacon; quatro queijos; provolone e peperone; e camembert e cebola crocante. Cada hambúrguer é feito de maneira artesanal com uma máquina importada que permite um recheio homogêneo que explode na boca a cada mordida. Nesta ocasião, o combo chopp Pagan 300ml com o Hambúrguer Recheado acompanhado de batatas rústicas irá sair por R$ 29,90.

Local: Rua Des. Motta, 2220 I Centro I Curitiba-PR | (41) 3014-9313

PÊSSEGOS RECHEADOS COM AMARETTO

Olá pessoal!

O inverno pede uma sobremesa "quente", e as frutas assadas são uma ótima pedida. O pêssego é uma opção deliciosa e suculenta, ainda mais quando combinado com o licor de amaretto.
Voilá!

RECEITA

55g de manteiga sem sal
4 pêssegos
2 colheres de sopa de açúcar
55g de biscoitos amaretti esmagados (você encontra no setor de importados dos supermercados)
2 colheres de sopa de licor amaretto
125ml de nata para acompanhar

1. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma assadeira com manteiga.

2. Cortar os pêssegos ao meio e retirar o caroço.

3. Em uma tigela, bater a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Juntar os biscoitos amassados e misturar bem.

4. Dispor as metades dos pêssegos na assadeira, com a parte cortada para cima. Rechear as cavidades do pêssego com a mistura do biscoito. Levar ao forno durante 20 a 25 minutos, ou até ficarem macios.

5. Regar com licor de amaretto e servir quente com as natas.




06 junho, 2013

TORTA BARILOCHE

Olá pessoal!

Delícia de torta, e esta meu pai é especialista. No último sábado tivemos o prazer de saborear. É um pouco trabalhosa, mas o resultado final...magnifique.

RECEITA
Para o biscuit de chocolate:
6 ovos
170g de farinha de trigo
180g de açúcar
1 pitada de sal
30g de cacau em pó
raspas de laranja

Para a calda:
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de água
3 colheres de sopa de conhaque

Para o chantilly:
400ml de creme de leite fresco
3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
1 colher de café de extrato de baunilha

Para o ganache:
300ml de creme de leite
300g de chocolate meio amargo

Para o recheio:
150g de nozes picadas
500g de morangos cortados
4 colheres de sopa de geléia de damasco
300g de doce de leite

1. Untar uma fôrma retangular com manteiga e farinha. Assar o biscuit. Esfriar e cortar em pedaços quadrados.

2. Montar a torta em uma fôrma redonda com furo no meio. Intercalar com o biscuit, recheio, chantilly e um pouco do ganache. Incorporar também a calda aos poucos. Compactar bem a torta.

3. Levar ao freezer por 12 horas.

4. Retirar da fôrma e decorar com morangos, chantilly e ganache. Servir em seguida.




04 junho, 2013

PERRIER & ANDY WARHOL

Olá pessoal!

A Perrier , em comemoração aos 150 anos da marca, lança uma linha edição limitada inspirada nas obras de Andy Warhol. Boa para quem gosta de colecionar!