CARDÁPIO DE PÁSCOA
Garanto que esta receita faz sucesso e é capaz de arrancar elogios de todos. A combinação da batata e bacalhau já é clássica, mas com os outros ingredientes...ela fica maravilhosa!
Esta receita está na família há muito tempo...
RECEITA
1,8 kg de bacalhau
4 xícaras de leite
1/3 de xícara de azeite de oliva
2 cebolas médias picadas
3 dentes de alho amassados (pode colocar mais se você gosta de alho)
1 folha de louro
2 colheres de sopa de salsa picada
2 xícaras de maionese
6 batatas médias (cerca de 1 kg)
2 colheres de sopa de manteiga
sal e pimenta a gosto
azeitonas pretas para decorar
1. Demolhar o bacalhau (trocar sempre a água por um período de 36 a 48hs).
2. Escorrer o bacalhau, colocar em uma panela. Juntar o leite e levar ao fogo alto. Deixar ferver. Tirar do fogo de deixar de molho no leite por 30 minutos.
3. Escorrer reservando o leite. Limpar bem o bacalhau, eliminando as espinhas e colocar em uma forma refratária. Provar para ver o sal e polvilhe com pimenta a gosto. Deixar de lado.
4. Em uma frigideira, aquecer o azeite em fogo médio, juntar a cebola, o alho e o louro. Cozinhar até que a cebola fique transparente. Regar esta mistura com 1/3 de xícara do leite do cozimento do bacalhau. Continuar a cozinhar (não deixar a cebola dourar). Tirar do fogo e juntar a salsa.
5. Despejar a mistura sobre o bacalhau e cobrir toda a superfície com a maionese.
6. Cozinhar as batatas até ficarem macias. Tirar do fogo, escorrer, descascar e passar no espremedor.
7. Temperar o purê com sal, juntar a manteiga e bater com uma colher de pau para misturar bem. Colocar o purê sobre a superfície (para enfeitar pode colocar um pouco do purê em um saco de confeitar com bico estrela grande - decorar as bordas).
8. Levar ao forno pré-aquecido em temperatura alta (250C) somente para gratinar. Tirar do forno e decorar com azeitonas pretas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário